sexta-feira, janeiro 06, 2006

Reis Parvos


Todos os anos é a mesma coisa. Dia 6 de Janeiro é dia de Reis. Mas porquê? O que é que há para comemorar? Nada. Os tipos chegam 12 dias atrasados ao presépio, isto porque andaram a seguir estrelas cadentes em vez das placas que diziam “Belém”, e ainda por cima trazem ouro, incenso e mirra! Para quê?

Baltazar – Trago aqui mirra pró menino.
São José – Ena Baltazar, isso é catita. Mas não tens por ai um termo-ventilador, ou uns cobertores? È que estamos em Janeiro e está uma certa aragem… Além disso a vaca já está nas últimas e o burro fugiu há 2 dias com um pastor.

Pior que isto, só se as tias do menino Jesus O fossem visitar. Neste caso em vez de ouro, incenso e mirra, a criança recebia meias, cuecas e pijamas. E ainda tinha de partilhar a manjedoura.
E ainda há outra questão pertinente: o que é que aconteceu aos Reis Magos? Sabemos que eles foram até Belém para adorar o menino. Mas não sabemos mais nada. Quanto tempo ficaram lá? Porque é que desapareceram sem deixar rasto? Foram presos pela P.J. por adorar meninos?
A mim isto parece me uma história muito mal contada, principalmente a parte do burro ter fugido com um pastor…
De qualquer forma, sendo este um dia especial, embora ninguém saiba realmente porquê, quero enviar um abraço de melhoras para o nosso PM José Sócrates, que recentemente tentou o suicídio numa estância de esqui na Suiça. Infelizmente não foi bem concretizada e o senhor acabou apenas por se lesionar numa perna. Melhor sorte para a próxima vez, continue a tentar, não desista.